Espaguete à carbonara

300 g de espaguete
200 g de bacon (não compre o fatiado, peça um pedaço e corte em palitos) ou de panceta
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho
¼ de xícara (chá) de vinho branco
4 ovos
½ xícara de parmesão ralado na hora
pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

1. Numa panela alta, cheia de água, coloque uma colher (sopa) de sal. Leve ao fogo alto.

2. Numa frigideira grande, coloque o azeite. Quando estiver quente, junte os dentes de alho descascados. Quando começar a dourar, retire. (O alho só vai perfumar o azeite.)

3. Com cuidado, coloque o bacon, ou a panceta, na frigideira. Ele pode ser cortado em palitos, como os de fósforo, ou em fatias um pouco maiores, se preferir. Mas não use aquele bacon fatiado no sentido do comprimento. A panceta em fatias vai bem.

4. Vá mexendo com uma colher e quando as pontinhas começarem a dourar, seja o bacon ou a panceta, regue com o vinho. Deixe borbulhar por 2 minutos e desligue.

5. Quando a água para cozinhar o macarrão começar a ferver, verifique o tempo de cozimento na embalagem e coloque o espaguete na panela.

6. Enquanto isso, numa tigela grande, onde a massa vai ser servida, quebre os ovos e misture com um garfo. Junte o queijo ralado e misture bem. Tempere generosamente com a pimenta-do-reino.

7. Verifique a massa e, assim que estiver pronta, escorra a água. Transfira imediatamente (e tem que ser imediatamente; não dá para deixar o espaguete aguardando no escorredor, tá?) para a tigela com os ovos. Misture bem. (Se você acha estranho o fato de os ovos estarem crus, lembre que o macarrão está fervendo e ele é que vai cozinhar os ovos. Mais um motivo para você não titubear: panela, escorredor e tigela; non stop.)

8. Um detalhe: assim que você desligar o fogo da água (fogo da água é bom, hein?), acenda o do bacon (ou panceta). Enquanto você escorre o macarrão e mistura com os ovos, o bacon aquece.

9. Quando todos os fios de espaguete estiverem cobertos com a mistura de ovos e parmesão, escorra para a tigela todo o conteúdo da frigideira com o bacon. Sim, você vai comer a gordura. Misture novamente e divida a massa em quatro pratos. Está pronto. Leve para o mesa o moedor de pimenta e, se quiser, mais um pouco de parmesão.

Autor: Rita Lobo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário